Pular para o conteúdo
Início » Notícias » Projeto ‘Arte Por Toda Parte’ é ampliado em Mauá da Serra

Projeto ‘Arte Por Toda Parte’ é ampliado em Mauá da Serra

Com uma de suas oficinas premiadas pela Unesco, projeto beneficia alunos da rede pública

Com uma de suas oficinas premiadas pela Unesco, projeto beneficia alunos da rede pública

O projeto “Arte Por Toda Parte” inaugura, no polo da cidade de Mauá da Serra (PR), o início das atividades na Escola Municipal “Maria Baueb Jamus”. A solenidade será nesta quarta-feira (2), às 10h, com as presenças da Secretária Municipal de Educação, Vânia Alencar Coutinho dos Santos, da idealizadora do projeto, a artista plástica, Patrícia Muniz, da professora e artista plástica, Mariana Schaffer, da área pedagógica do projeto de representantes da SL Alimentos, empresa apoiadora do “Arte Por Toda Parte”, no município de Mauá.

Em março, o projeto iniciou na Escola Municipal Sandra Maria e até o final do ano deve beneficiar, em Mauá da Serra, 270 alunos da rede pública de ensino. São crianças de cinco a 11 anos, que receberão oficinas de desenho, pintura, cerâmica e arte, promovendo saúde, cultura e educação.

O projeto “Arte Por Toda Parte”, que tem uma de suas oficinas premiadas pela UNESCO, está acontecendo em cinco polos no Brasil: Londrina (PR), Mauá da Serra (PR), Porto Alegre (RS) e região metropolitana; Aporé (Goiás); Monte Alto (SP). Já passou por escolas no Estado de Santa Catarina e começa as negociações para a abertura de um polo no Espírito Santo.

Em Londrina, o Projeto “Arte Por Toda Parte” iniciou em maio de 2022 na Escola Municipal Professor José Gasparini, no Conjunto Farid Libos (parceria com a Sec. Municipal de Educação). Durante cinco meses cerca de 400 crianças e adolescentes puderam participar das oficinas do projeto que movimentou a escola e envolveu os estudantes, professores, colaboradores e pais. Este ano o projeto atendeu uma escola com crianças e adolescentes autistas e o Instituto Roberta Miranda (instrução e trabalho para cegos), com material em braile e contou com o apoio da Viação Garcia.

O projeto trabalha através das oficinas a contenção, a parte motora, a criatividade, a concentração. “Percebemos que as crianças vencem alguns limites com o projeto, de coisas que pensavam que não conseguiam fazer e agora conseguem”, diz Patrícia Muniz, criadora do “Arte Por Toda Parte” e presidente do Instituto Arte Por Toda Parte, com sede em Londrina e filial em Linhares, no Espírito Santo. Os números até o momento são representativos, com atendimento a mais de 16 mil jovens, entre quatro e 16 anos, com a realização de cerca de 550 oficinas.

Matéria extraída de: Folha de Londrina