Evento da Escola Municipal Professor José Gasparini será nesta sexta-feira (7) e contará com oficina, entrega de certificados e uma exposição de artes produzidas pelos alunos
A Escola Municipal Professor José Gasparini realiza nesta sexta-feira (7) um evento de encerramento das atividades do projeto “Arte Por Toda Parte” que, ao longo de quatro meses, ofereceu oficinas de desenho, pintura, cerâmica e “arte no prato” para os quase 400 alunos. O projeto é promovido pelo Instituto Patrícia Muniz em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME). A iniciativa já foi premiada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2016, e teve como principal objetivo entrelaçar saúde, cultura e educação, trabalhando a criatividade e o lado lúdico dos estudantes. O endereço da escola é Rua Dr. Gervásio Mourão Morales, 228, Conjunto Farid Libos.
A programação terá início às 8h30, com entrega de certificados aos alunos que participaram do projeto. Já às 9h30, no pátio externo, será aberta uma exposição de artes contendo a produção das oficinas de cerâmica e pintura, e que contará com a participação de pais. A solenidade oficial de encerramento começará às 10h, com a palestra “A Importância da Arte na Infância”, que será ministrada pela criadora do projeto e artista plástica, Patrícia Muniz, e por Carla Juliana Galvão, do departamento de Artes Visuais da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
De acordo com a responsável por projetos pedagógicos e eventos da SME, Carla Cordeiro, a realização das atividades do “Arte Por Toda Parte” na escola serviu como um projeto-piloto da Educação, que pretende levar as oficinas para mais de quatro mil crianças da rede municipal. “Através deste projeto foi possível observar o quanto podemos propiciar aos nossos alunos um maior desenvolvimento em diversas habilidades e competências que serão levadas da infância para a vida. Temos como objetivo ampliar para outras unidades, uma vez que arte faz parte do currículo”, ponderou.
Para a diretora da escola, Patrícia Ribeiro de Ávila, receber o projeto foi um privilégio e despertou o interesse dos alunos pela arte. “A forma como os conteúdos foram trabalhados foi muito enriquecedor, nossas crianças amaram e, inclusive, descobrimos talentos ao longo das oficinas de pintura em tela e nos trabalhos em argila, além da arte no prato, que também trabalha a alimentação saudável. Para nós, foi uma grande honra ter o projeto aqui durante esses meses e espero que outras escolas tenham a oportunidade de recebê-lo no próximo ano”, contou.
Sobre o projeto – De acordo com Patrícia Muniz, criadora do projeto, o instituto vem viabilizando parcerias com entidades, instituições e escolas para ampliar a implantação da iniciativa, que é gratuita. “Além disso, estamos contatando mais apoiadores que patrocinem a proposta por meio da Lei de Incentivo da Secretaria Especial da Cultura (Secult), do Ministério do Turismo, já que o projeto tem o incentivo fiscal como uma das fontes”, disse.
Desde a sua criação, o Projeto Arte Por Toda Parte já atendeu mais de 10 mil jovens entre 4 e 16 anos, com a realização de mais de 400 oficinas. Só em Londrina, foram 116. A direção do Instituto Patrícia Muniz já foi convidada a apresentar o projeto em países como Inglaterra, Portugal e Bélgica. Ainda este ano, a intenção é iniciar um trabalho nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pará, Bahia e Maranhão. Já em 2023, a meta é chegar a Angola e Lisboa (Portugal).
Fonte: N.Com
Matéria extraída de: Londrinatur