Pular para o conteúdo
Início » Notícias » Lançamento do ProjetoProjeto “Arte por toda parte” inicia atividades em Londrina nesta sexta-feira (6)Lançamento do Projeto – Paranagora

Lançamento do ProjetoProjeto “Arte por toda parte” inicia atividades em Londrina nesta sexta-feira (6)Lançamento do Projeto – Paranagora

A partir desta sexta-feira (6), Londrina passa a contar com um polo do premiado projeto “Arte por toda parte”, que busca transformar vidas por meio da arte. Organizado pelo Instituto Patrícia Muniz, o projeto será lançado na Escola Municipal Professor José Gasparini, às 10 horas. Na ocasião, haverá uma festa para os 364 alunos, seus familiares e professores, com brinquedos, pipoca e doces. A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, também vai comparecer. O endereço é Rua Dr Gersávio Mourão Moralez, 228, Conjunto Farid Libos.

Por meio de oficinas inovadoras de desenho, pintura, cerâmica e arte, o projeto tem foco na promoção de saúde, cultura e educação. A ideia é oferecer aos participantes oportunidades de aprendizagem com qualidade de vida, estimulando hábitos alimentares saudáveis e contribuindo para a transformação social e cultural.

A oficina Arte no Prato, que propõe a criação de obras de arte comestíveis com as mais variadas frutas, foi premiada pela UNESCO em 2016 e como o segundo projeto mais inovador de Santa Catarina pela Fundação Oswaldo Cruz.

Para a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, o projeto vem para contribuir com os trabalhos já realizados na escola, “além de oportunizar o aluno a despertar a criatividade, expressar os sentimentos e finalizar com uma atividade que envolve arte e saúde, traz o desenvolvimento cognitivo de nossas crianças”.

O “Arte por toda parte” nasceu em Santa Catarina e está presente também na região metropolitana de Porto Alegre (RS). A iniciativa já impactou mais de 10 mil crianças e adolescentes entre 4 e 16 anos. Em Londrina, o objetivo é atender 4 mil crianças.

“Acompanhar a alegria no desenvolvimento do processo criativo, nas expressões e manifestações de cada criança, com certeza é a melhor parte deste trabalho e faz todo esforço da equipe valer a pena”, relatou Patrícia Muniz, idealizadora e coordenadora do projeto.

A artista plástica londrinense trouxe o projeto para a cidade como a realização de um sonho. “Voltei a morar em Londrina para trazer o projeto à minha cidade natal. Temos a missão de auxiliar todos os participantes a entenderem a capacidade que possuem de mudar a própria história de vida. Nosso objetivo é fazer do Polo Londrina um modelo para todos os outros que irão acontecer no Brasil e no mundo”, contou.

Segundo a diretora da Escola Municipal Professor José Gasparini, Patrícia Ribeiro de Ávila, todas as turmas do P4 ao 5º ano vão participar do projeto. “O lançamento será nessa sexta (6), mas as atividades com os alunos iniciam na próxima quinta-feira (12). Nesses encontros, os alunos terão aulas de arte nos conteúdos de pintura de rela, modelagem em argila e, também, a arte no prato, que envolve criação de mandalas com diversas frutas”, detalhou.

Após um longo período de aulas remotas, os alunos e professores estão empolgados com a oportunidade de participar do “Arte por toda parte”. “Estamos muito ansiosos e felizes por recebermos esse lindo projeto. É uma iniciativa que vai proporcionar para as crianças o ensino da arte, com desenvolvimento da aprendizagem utilizando a criatividade e muita diversão”, complementou a diretora.

A realização do projeto em Londrina é possível, também, pela ação dos patrocinadores que acreditam no projeto, e a Plaenge é uma dessas empresas. “Estamos apoiando o projeto ‘Arte por toda parte’ por acreditar que saúde, educação e cultura podem transformar vidas”, destacou o diretor da Plaenge, Ednelson Ivantes.

Texto: Juliana Gonçalves, com informações da assessoria de imprensa da Plaenge

 

Matéria extraída de: Paranagora